Telemont Engenharia de Telecomunicações S/A

Conheça a empresa

Fundada em 1975, a Telemont Engenharia de Telecomunicações S/A é uma prestadora de serviços, estruturada originalmente para o desenvolvimento de atividades associadas a redes de telefonia.

Avançando sobre áreas de alta tecnologia, a empresa desenvolve desde a implantação de infraestrutura, até sistemas de transmissão óptica e digital, oferecendo serviços de qualidade ao exigente mercado de telecomunicações.

Atualmente responsável pela operação de 7,2 milhões de acessos de voz, 3,2 milhões de ADSL e dados e por uma malha de 66 mil Km de fibra óptica.

Necessidade

Com um grande número de ativos em campo a Telemont necessitava de uma solução customizada e integrada que auxiliasse a controlar sua frota de forma eficaz e com visão completa, atacando os seguintes pontos:

 

  • Diminuição da carga de retrabalho devido à dificuldade de gerir as entregas dos técnicos em campo;
  • Altos custos com multas, horas extras e perda de qualidade nas entregas;
  • Perda de valores associados à utilização indevida do veículo pelo colaborador, como roubo, furto, combustível;
  • Alto índice de sinistros (roubo e furto) em 2012, chegando a 3,2 sinistros/mês.

Solução

A Pointer desenvolveu um Sistema de Gestão de Alertas, que possibilita à área operacional controlar em tempo real a produtividade dos técnicos em campo.

A ferramenta provê informações indicando o momento em que o técnico iniciou e encerrou suas atividades, quanto tempo utilizou para realização de cada serviço e ainda quando o técnico deixa seu local de trabalho durante sua jornada.

Junto à frota Telemont realizamos um acompanhamento diário de veículos “improdutivos” por estarem em oficinas, pátios, etc.

Esta gestão diária possibilitou maior agilidade para a disponibilização de veículos, diminuição de custos com ativos parados e melhor redimensionamento da frota.

Além disso, a solução integrada com a empresa de combustível tem possibilitado o controle de distribuição da cota de combustível, diminuindo assim o gasto com abastecimentos indevidos.

Segundo Antônio Carlos Machado Diretor de Suprimentos e Logística da Telemon, a solução Pointer permitia a Telemon e seus clientes mais visibilidade e transparência no uso de ativos. Permitindo uma rápida otimização dos ativos da empresa para atender a sua demanda, bem como a minimização de riscos relacionados a acidentes e forte diminuição de perde de ativos causados por roubo e furto.

Resultados

A parceria iniciou se em 2012, onde começamos a colher os resultados que vêm evoluindo até a presente data:

  • Redução de 9% da frota (veículo e técnico) em 5 meses;
  • Redução de 53% do índice de Sinistros (roubo e furto) de veículos;
  • Recuperação de 80% dos veículos que sofreram roubo/furto desde 2012.
  • Redução de 24,3% de técnicos improdutivos na Operação.
  • Redução de 32% de horas ociosas de técnicos em campo.