CPFL

Conheça a empresa

Com mais de 100 anos no mercado o grupo CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica e de serviços de valor agregado. No segmento de distribuição, por meio de 8 empresas, a CPFL é líder com 13% de participação no mercado brasileiro, atendendo a 7,4 milhões de clientes.

Presente em quatro estados; São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, a CPFL leva energia elétrica a quase 20 milhões de consumidores e 570 munícipios.

É líder na comercialização de energia para clientes livres, com 10% do mercado brasileiro, possuindo também um portfólio completo de serviços destinados a clientes corporativos.

Atua em empreendimentos ambientalmente eficientes com um portfolio que chega a ser 98% composto por fontes limpas e renováveis, o que é um grande diferencial no mercado de energia elétrica.

Necessidade

Com uma frota de mais de dois mil veículos, a CPFL tinha um grande desafio e buscava uma solução para racionalizar os custos na compra e manutenção dos veículos, detectar falhas operacionais e controlar suas operações em campo de forma eficaz e em tempo real.

Solução

A Solução de política de gestão de frotas desenvolvida e implementada pela Pointer forneceu o controle preciso que apontava a identificação do condutor, atribuição de responsabilidade referente a multas, acidentes, avarias e dirigibilidade de risco.

Com esses indicadores a CPFL teve o controle total de seus veículos, possibilitando assim a redução de custos de manutenção e aumento da eficiência de sua frota.

A solução desenvolvida permitiu elaborar relatórios analíticos que fornecem evidências do comportamento para ação nos seguintes pontos:

  • Visão Gerencial e tática como ranking de condutores e priorização de áreas críticas;
  • Informações sobre a movimentação diária e detalhada dos veículos, apontando comportamentos de pico e baixo fluxo com evolução e tendência;
  • Apontamento de endereços, regiões, horários, trajetos e paradas;
  • Avaliação da ociosidade da frota de veículos;
  • Delimitação de áreas eletrônicas que controlam facilmente a movimentação dos veículos e condutores para a gestão de chegada, saída e tempo de parada em suas Bases Operacionais.
  • Gestão de Oficinas, utilizando as cercas eletrônicas nos principais fornecedores.

Safety Office, composto por um grupo de analistas locados nas dependências do cliente, especializados nas ferramentas para geração e acompanhamento diário dos indicadores, nos moldes definidos pela sua politica de frota e segurança.

Resultados

A parceria que se iniciou em 2012, vem evoluindo e gerando resultados contínuos como:

  • Redução de 27% de eventos fora dos padrões estabelecidos na politica de uso de veículos da CPFL e identificação dos infratores para reciclagem.
  • Melhor dimensionamento e aproveitamento da frota;
  • Monitoramento de entrada e saída de veículos, facilitando a gestão dos parceiros e controle dos usuários internos;
  • Investigações eficazes e ágeis de acidentes, trazendo direcionamento aos treinamentos internos de Segurança do Trabalho.