Grupo Algar

Conheça a empresa

Algar Telecom é uma empresa integrante do grupo Algar, uma empresa 100% brasileira, fundado em 1929 e com atuação em todo território nacional, Argentina, Colômbia e Chile. No grupo, trabalham cerca de 23 mil associados servindo quase 2 milhões de clientes com soluções em TIC, Agro, Serviço e Turismo.

Necessidade

Com um grande número de ativos em campo, a Algar Telecom necessitava de uma solução customizada e integrada que auxiliasse a ter um controle assertivo da frota, de forma eficaz e com visão completa.

O projeto teve início com uma pesquisa, onde a multinacional israelense pode detectar e mapear os problemas de controle da frota e a ausência de uma política de utilização de veículos eficiente.

Solução

A solução foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, foram instalados 915 rastreadores com telemetria nos veículos do grupo. Na segunda etapa mais 885, totalizando 1800 veículos da frota utilizando o sistema da Pointer.

Foi desenvolvido um Sistema de Gestão de Alertas, que possibilita à área operacional controlar em tempo real a produtividade dos técnicos em campo.

A ferramenta provê informações indicando o momento em que o técnico iniciou e encerrou suas atividades, quanto tempo utilizou para realização de cada serviço e ainda quando o técnico deixa seu local de trabalho durante sua jornada.

Junto à frota Telemont realizamos um acompanhamento diário de veículos “improdutivos” por estarem em oficinas, pátios, etc.

Esta gestão diária possibilitou maior agilidade para a disponibilização de veículos, diminuição de custos com ativos parados e melhor redimensionamento da frota.

Além disso, a solução integrada com a empresa de combustível tem possibilitado o controle de distribuição da cota de combustível, diminuindo assim o gasto com abastecimentos indevidos.

Segundo Antônio Carlos Machado Diretor de Suprimentos e Logística da Telemon, a solução Pointer permitia a Telemon e seus clientes mais visibilidade e transparência no uso de ativos. Permitindo uma rápida otimização dos ativos da empresa para atender a sua demanda, bem como a minimização de riscos relacionados a acidentes e forte diminuição de perde de ativos causados por roubo e furto.

Resultados

A parceria iniciou se em 2012, onde começamos a colher os resultados que vêm evoluindo até a presente data:

  • Redução de 9% da frota (veículo e técnico) em 5 meses;
  • Redução de 53% do índice de Sinistros (roubo e furto) de veículos;
  • Recuperação de 80% dos veículos que sofreram roubo/furto desde 2012.
  • Redução de 24,3% de técnicos improdutivos na Operação.
  • Redução de 32% de horas ociosas de técnicos em campo.